Secções
Entrar

Buscas à SAD do Boavista por "lucros ilícitos" estimados em 10 milhões de euros

Lusa 15 de julho de 2025 às 13:35

As investigações incidem sobre factos ocorridos entre 2023 e 2024, estando em causa suspeitas de fraude fiscal, frustração de créditos e branqueamento de capitais.

As buscas realizadas hoje no Estádio do Bessa, sede do Boavista, estão relacionadas com uma investigação a empresas ligadas ao fenómeno desportivo, por suspeitas de "lucros ilícitos" estimados em 10 milhões de euros, divulgou esta terça-feira a Polícia Judiciária (PJ).

PJ a arromba porta do edifício do Boavista Futebol Clube

De acordo com o comunicado divulgado pela Diretoria do Norte da PJ, foram cumpridos 10 mandados de busca domiciliária e não domiciliária nas regiões do Grande Porto e de Viseu, no decurso de um inquérito dirigido pelo Departamento de Investigação e Ação Penal (DIAP) do Porto.

As investigações incidem sobre factos ocorridos entre 2023 e 2024, estando em causa suspeitas de fraude fiscal, frustração de créditos e branqueamento de capitais, alegadamente praticados por "quadros dirigentes, contabilistas certificados, escritório de advogado e sociedade de revisores oficiais de contas".

"O modus operandi em causa implicou a utilização de contas bancárias de passagem tituladas por terceiros singulares, transferências internacionais e depósitos em numerário de origem e destino não clarificados, movimentos esses justificados apenas parcialmente e por contratos de empréstimos cruzados que levantavam suspeitas quanto à ocultação de rendimentos, desvio de fundos com vista a prejudicar credores e ulterior branqueamento", revelou.

No total, foram constituídos seis arguidos, entre pessoas individuais e coletivas, sem que fossem, no entanto, divulgadas pela PJ as identidades dos visados.

Durante as diligências presididas por um juiz de instrução criminal e acompanhadas por uma procuradora do Ministério Público, foram recolhidos documentos e equipamento informático relevantes para a investigação.

Em causa estarão suspeitas de corrupção e gestão danosa, em vários episódios que terão contribuído para o agravamento da situação financeira do Boavista, que acabou por levar à insolvência da sociedade desportiva, responsável pela administração do futebol profissional 'axadrezado'.

O Boavista, que devia disputar esta época a II Liga de futebol, falhou a inscrição nas competições profissionais. Mais tarde, viu também negado o licenciamento por parte da Federação Portuguesa de Futebol (FPF) para participar na Liga 3, decorrendo o prazo para apresentar recurso para o Conselho de Justiça do organismo.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela