Secções
Entrar

Bernard Tapie está a ser investigado por alegada "fraude"

28 de janeiro de 2018 às 22:39

ex-ministro, empresário e antigo presidente do Marselha está a ser investigado no âmbito de um processo relacionado com o Crédit Lyonais.

O ex-ministro, empresário e antigo presidente do clube de futebol Marselha Bernard Tapie e outras cinco pessoas estão a ser alvo de uma investigação das autoridades francesas por suposta "fraude", noticiou este domingo a France Presse, citando fonte judicial.

O inquérito foi instaurado em 30 de Agosto de 2017 e está ligado à decisão do Tribunal do Comércio, do mês de Junho anterior, que permitiu a Bernard Tapie, de 75 anos, evitar a entrega de bens próprios a favor do Estado francês, no âmbito de um processo relacionado com o Crédit Lyonais.

O tribunal concedeu seis anos, a partir de 2018, para o ex-ministro e antigo dirigente desportivo reembolsar 404 milhões de euros o Estado francês.

O caso remonta aos anos de 1990, quando a Justiça francesa expropriou a marca desportiva Adidas a Tapie, para resolver dívidas do empresário àquele banco público, tendo sido vendida por um preço muito superior.

Tapie exigiu uma indemnização por considerar ter havido prejuízo económico e moral, e uma arbitragem privada decretada por Christine Lagarde, então ministra das Finanças, actual directora do Fundo Monetário Internacional, atribuiu 404 milhões de euros ao antigo governante francês, em 2008.

O processo foi investigado, a arbitragem foi considerada "fraudulenta", em Junho de 2016, e, em Dezembro desse ano, Lagarde foi condenada por um tribunal francês por negligência, na gestão do processo, embora a pena tivesse sido dispensada pelo colectivo de juízes.

Em vésperas de anulação da arbitragem, Tapie, que agora é proprietário do jornal La Provence, colocou as sociedades comerciais que detém, Groupe Bernard Tapie (GBT) e Financière Bernard Tapie (FIBT), em procedimento de salvaguarda, fazendo com que os activos ficassem inacessíveis aos credores.

É esta operação que está na base da nova investigação sobre o antigo "patrão" do Marselha, pela parte do Ministério Público, e que o Tribunal de Comércio acabou por validar, ao admitir um período de seis anos, para a devolução dos 404 milhões de euros.

O Ministério Público recorreu da decisão do Tribunal do Comércio, considerando que este modelo de reembolso não é viável, alegando que ter sido feita uma "estimativa incorrecta" do património de Tapie, nomeadamente o valor de La Provence e dos dividendos expectáveis.

Tapie foi recentemente submetido a uma intervenção cirúrgica por causa de doença cancerígena.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela