Secções
Entrar

Santa Clara quer anulação de expulsão de Paulo Vitor e áudios do videoárbitro

Lusa 19 de dezembro de 2025 às 16:10

Em causa a polémica em torno do penálti que permitiu ao Sporting empatar o jogo da Taça de Portugal e que demorou cerca de 12 minutos a ser analisado pela equipa de arbitragem.

O Santa Clara informou esta sexta-feora que vai pedir a anulação da expulsão de Paulo Vitor e os áudios do videoárbitro (VAR) do lance do penálti para o Sporting, do jogo da Taça de Portugal de futebol (3-2, após prolongamento).
Santa Clara pede anulação da expulsão de Paulo Vitor após jogo com o Sporting Nuno Gomes/Medialivre
 “Vamos pedir a anulação da expulsão do PV [Paulo Vitor] para que ele possa participar na nossa próxima partida. As imagens são claras que ele nem participa do lance e é assustador o VAR não ter chamado para revisão. Esperemos que justiça seja feita e que não sejamos ainda mais prejudicados”, escreveu o acionista maioritário da SAD açoriana, numa publicação nas redes sociais. Em causa está o jogo entre Santa Clara e Sporting da Taça de Portugal, que ficou marcado pela polémica em torno do penálti que permitiu aos ‘leões’ empatarem o jogo aos 90+16 minutos e que demorou cerca de 12 minutos a ser analisado pela equipa de arbitragem liderada por João Pinheiro e pelo VAR Rui Silva. A decisão motivou protestos do banco do Santa Clara, tendo Venâncio e Lucas Soares, que já tinham sido substituídos, sido expulsos. Antes daquele momento, contudo, o jogador Paulo Vitor foi expulso aos 88 minutos. O acionista da SAD revela que o Santa Clara pediu para ter acesso aos áudios do VAR no momento do penálti a favor do Sporting para perceber a razões da "demora de mais de dez minutos na revisão", uma situação que diz "nunca ter presenciado no futebol mundial". Bruno Vicintin adianta, também, ter tido a informação de que a colocação das linhas de fora de jogo não funcionaram no momento do penálti, aludindo a um eventual posicionamento irregular de um jogador do Sporting, alertando que essa situação poderá levar à anulação da partida. “Esperamos que não seja verdade porque tomar uma decisão por uma tecnologia que não foi apresentada pode até ser erro de direito e levar, na minha opinião, à anulação da partida se for o caso”, avisa. O responsável pela SAD do Santa Clara diz confiar na “idoneidade” do futebol português, mas pede “respeito”, lembrando que os açorianos defrontaram o Sporting de Braga na segunda-feira [derrota por 1-0] e o Sporting na quinta e recebem o Arouca no domingo. “Após a polémica de ontem [quinta-feira], mais uma vez tivemos três atletas expulsos sendo que um nem no lance participou. Somos a única equipa em Portugal obrigada a jogar três vezes em seis dias. O Santa Clara é um projeto sério, que cumpre com as suas obrigações, que representa um povo e uma região que merece respeito”, critica. O Sporting carimbou na quinta-feira a passagem para os quartos da Taça de Portugal de futebol ao vencer de forma sofrida o Santa Clara após prolongamento (3-2), em Ponta Delgada, num jogo marcado por polémicas e reviravoltas no marcador.
Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela