Secções
Entrar

FC Porto pede anulação do jogo com o Arouca por "violação das regras"

SÁBADO , Lusa 04 de setembro de 2023 às 07:31

Quebra de comunicações do videoárbitro no Estádio do Dragão causada por uma "falha de bateria".

O FC Porto solicitou este domingo a anulação do jogo com o Arouca, da I Liga de futebol, alegando que o árbitro Miguel Nogueira cometeu uma "violação das regras" ao reverter a marcação de uma grande penalidade favorável aos dragões.

Fernando Veludo/LUSA

"O FC Porto apresentou um protesto aos delegados da Liga tendo em vista a anulação do jogo com o Arouca. Esta medida tem como fundamento a atuação do árbitro no momento da reversão, na sequência de uma chamada telefónica e sem acesso às imagens do lance, do penálti assinalado pelo árbitro de campo por falta sobre Mehdi Taremi", informou o FC Porto, através de comunicado divulgado no site oficial.

Na mesma nota, os azuis e brancos consideram que o árbitro da partida, Miguel Nogueira, cometeu uma "violação das regras de jogo e um erro de direito com potencial impacto grave no desfecho do encontro".

Aos 90+6 minutos, quando o Arouca vencia por 1-0, o árbitro Miguel Nogueira começou por assinalar uma grande penalidade a favor do FC Porto, por alegada falta sobre Taremi, mas reverteu a decisão.

Alertado pela equipa de videoarbitragem (VAR) para conferir as imagens do lance, o juiz deparou-se com alegadas dificuldades técnicas, usou um telemóvel para comunicar com Rui Oliveira, o VAR do encontro, e chamou os treinadores de cada equipa para transmitir a sua decisão final.

Mais tarde, os dragões voltariam a dispor de novo castigo máximo, que Galeno falhou, aos 90+15 minutos, antes de Evanilson consumar o empate 1-1, aos 90+19, depois de Cristo González ter adiantado o Arouca, aos 84.

O Conselho de Arbitragem (CA) da Federação Portuguesa de Futebol (FPF) também já confirmou a quebra de comunicações áudio e vídeo no videoárbitro (VAR) prometendo que a mesma será "analisada do ponto de vista técnico e as conclusões tornadas públicas".

Em comunicado enviado à agência Lusa, o CA deu conta de que, "no jogo FC Porto-Arouca – perto dos 90 minutos - verificou-se quebra de comunicação áudio e vídeo" que acabou por ser "retomada já durante o período de compensação".

Segundo nota ojornal Record, "o técnico responsável pelas comunicações do VAR não reparou que o aparelho estava a ser alimentado pela bateria e não pelo cabo" o que fez com que o mesmo ficasse sem energia.

Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela