O artesanato, a gastronomia e a animação marcam encontro na FIA Lisboa
Promovida pela Fundação AIP, a FIA Lisboa - Feira Internacional do Artesanato - regressa à FIL – Parque das Nações, de 28 de junho a 6 de julho, para celebrar a diversidade cultural, a criatividade e o saber-fazer artesanal no maior evento do setor que se realiza na Península Ibérica e o segundo maior a nível europeu.
Artesanato e gastronomia em destaque na FIL, em Lisboa
Este ano, o certame reúne mais de 500 expositores de cerca de 36 países, oferecendo uma ampla mostra de artesanato de excelência, com espaço ainda para a gastronomia e um cartaz musical diário. A FIA Lisboa transforma-se, assim, num verdadeiro palco multicultural, onde os visitantes podem contactar de forma direta com diferentes culturas e tradições de todo o mundo.
Na 37ª edição da FIA Lisboa, destaque para duas novas iniciativas:
Design For Craft – uma plataforma dedicada ao artesanato com base no design contemporâneo, com curadoria de Guta Moura Guedes. Visa afirmar o papel do design como motor de sustentabilidade para o artesanato, alargando mercados, atraindo novas gerações, valorizando o saber-fazer tradicional e incentivando práticas sustentáveis no cruzamento entre cultura material e inovação.
Novos Talentos – espaço dedicado à nova geração de artesãos e designers, que promove o espírito empreendedor e criativo, dando-lhes visibilidade e oportunidade de apresentar e comercializar os seus produtos.
As diferentes culturas do mundo voltam a estar representadas na FIA Lisboa. A Costa do Marfim é o País Convidado desta edição, destacando-se pela sua riqueza cultural, onde a música, a dança e as máscaras tradicionais se conjugam com um artesanato de excelência, feito de madeira esculpida, tecidos coloridos e peças cheias de simbolismo.
A área internacional conta com a representação de 36 países: África do Sul, Áustria, Bélgica, Brasil, Camarões, Colômbia, Costa do Marfim, Egipto, França, Índia, Madagáscar, Moçambique, Nigéria, Peru, Quénia, Senegal, Tunísia, Vietname, Alemanha, Cabo Verde, China, Congo, Cuba, Espanha, Gâmbia, Itália, Marrocos, Nepal, Palestina, Portugal, Reino Unido, Taiwan, Turquia e Zimbabwe.
A par do artesanato, a gastronomia tradicional portuguesa e internacional assume também um lugar de destaque. O público poderá saborear pratos típicos em tasquinhas e restaurantes, ao som de espetáculos de animação musical que decorrem diariamente.
Horários:
Pavilhões de Exposição Segunda a quinta e domingos – 15h00 às 23h00 Sextas e sábados – 15h00 às 00h00
Área da Gastronomia Funcionamento a partir das 12h30 (com entrada gratuita até às 14h30)
Pavilhões de Exposição Segunda a quinta e domingos – 15h00 às 23h00 Sextas e sábados – 15h00 às 00h00
Área da Gastronomia Funcionamento a partir das 12h30 (com entrada gratuita até às 14h30)
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
As nossas sociedades estão mais envelhecidas. Em 1950, 5% da população mundial tinha 65 anos ou mais. Em 2021, o número duplicou. Em 2050, mais do que triplicará. Ao mesmo tempo, a taxa de fertilidade (e de natalidade) diminuirá drasticamente.