Edição 2025 com 23 dias de concertos e eventos onde são esperados mais de 1 milhão de visitantes
Para além da cantora brasileira, são destaques da edição 2025 do AgitÁgueda, Fernando Daniel (na sexta, dia 11), Jorge Guerreiro (na terça, dia 15), Diogo Piçarra e o Padre Guilherme (no sábado, dia 19), os Quinta do Bill (no domingo, 20), e o encerramento ficará a cargo dos Delfins (no sábado, dia 26 de julho). Com um programa diversificado e de entrada livre, Águeda volta a colorir-se com os icónicos chapéus-de-chuva e animada por estátuas vivas, o evento é visto como uma festa para toda a família.
"O Agitágueda já está noutra dimensão", considera o Presidente da Autarquia de Águeda, Jorge Almeida, reafirmando que "há alguns anos atrás Águeda não tinha a expressão turística forte que tem nos dias de hoje, com os chapéus-de-chuva coloridos como imagem de marca e milhões de publicações nas redes sociais por todo o mundo".
Este ano serão mais de cinco mil os chapéus-de-chuva, que darão um colorido especial às ruas da baixa da cidade, num festival que tem também a arte urbana como uma importante ancora, bem como outros eventos, que envolverão cerca de quase quatro dezenas de associações locais.
Na edição do ano passado, segundo o município, foram identificadas 61 nacionalidades diferentes, nos 940 mil visitantes. Para Jorge Almeida, "Águeda é cada vez mais uma cidade do mundo e o AgitÁgueda é um dos grandes responsáveis pela divulgação do nome de Águeda". O AgitÁgueda prevê continuar a tendência de crescimento e para a edição deste ano a organização estima que mais de um milhão de visitantes vá ao evento.
Para Edson Santos, vice-presidente da autarquia, e elemento que tem estado envolvido diretamente na organização, diz que "a nossa expectativa é sempre muito alta, sendo essa também uma responsabilidade do município, dado que é um evento participado por toda a população".
"Tem um impacto fantástico e por cada euro investido há um retorno de 6,5%, o que quer dizer que vai gerar aproximadamente de oito milhões de euros na economia local e não só, uma vez que a hotelaria e restauração dos concelhos vizinhos também beneficiam", adianta o autarca, com base num um estudo realizado para a autarquia sobre o impacto do festival.
O programa completo e mais informações podem ser consultado no site do evento, em https://agitagueda.com/
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
As nossas sociedades estão mais envelhecidas. Em 1950, 5% da população mundial tinha 65 anos ou mais. Em 2021, o número duplicou. Em 2050, mais do que triplicará. Ao mesmo tempo, a taxa de fertilidade (e de natalidade) diminuirá drasticamente.