Sábado – Pense por si

Verão vai ter pouco efeito na redução da transmissão da covid-19

Diogo Barreto
Diogo Barreto 19 de maio de 2020 às 20:47

Estudo revela que apesar de ter um efeito no novo coronavírus, o clima não impacta substancialmente a propagação da SARS-CoV-2. Vírus propaga-se melhor no frio e em climas secos.

A diretora-geral da Saúde, Graça Freitas, avisou esta terça-feira que o vírus da Covid-19 pode não desaparecer com o calor no verão e que esta é a primeira vez que "passamos por um verão com este coronavírus", pelo que não é possível saber "se vai haver um abrandamento do surto". Um estudo publicado na revista científica Science revelou que existe, de facto, uma correlação entre o clima e a transmissão do novo coronavírus SARS-CoV-2. Segundo as primeiras conclusões deste estudo, um clima mais frio e seco potencia a transmissão deste novo vírus que levou a Organização Mundial de Saúde (OMS) a declarar o estado de pandemia mundial. No entanto, os autores referem que ainda é cedo para uma tese forte, já que os dados são ainda muito escassos.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
Editorial

Só sabemos que não sabemos

Esta ignorância velha e arrastada é o estado a que chegámos, mas agora encontrou um escape. É preciso que a concorrência comece a saber mais qualquer coisa, ou acabamos todos cidadãos perdidos num qualquer festival de hambúrgueres