Sábado – Pense por si

Sexualidade causa sofrimento a 20% dos portugueses

Débora Calheiros Lourenço
Débora Calheiros Lourenço 27 de setembro de 2024 às 12:01

O questionário SHAPE foi desenhado pela OMS para avaliar "a saúde sexual como um todo, tendo em conta as práticas ou os comportamentos sexuais, mas também a expressão da sexualidade e os problemas sexuais", explica Pedro Nobre.

Cerca de metade dos portugueses está insatisfeito ou muito insatisfeito com a sua vida sexual, sendo que 20% relatam sofrimento significativo. Esta é uma das conclusões do questionário Sexual Health Assessement of Practices and Experiences (SHAPE) que é apresentado esta sexta-feira na Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
GLOBAL E LOCAL

A Ucrânia somos nós (I)

É tempo de clarificação e de explicarmos às opiniões públicas europeias que sem Segurança não continuaremos a ter Liberdade. A violação do espaço aéreo polaco por parte da Rússia, com 19 drones, foi o episódio mais grave da história da NATO. Temos de parar de desvalorizar a ameaça russa. Temos de parar de fazer, mesmo que sem intenção, de idiotas úteis do Kremlin. Se não formos capazes de ajudar a Ucrânia a resistir, a passada imperial russa entrará pelo espaço NATO e UE dentro