Sábado – Pense por si

O que é a síndrome de coração partido?

Sónia Bento
Sónia Bento 04 de fevereiro de 2023 às 18:00

Emoções fortes podem alterar o tamanho deste órgão, tornando-o maior. Isto acontece mais vezes com as mulheres, quando há uma dilatação do ventrículo esquerdo, mas a situação é reversível.

Um desgosto amoroso ou acertar na chave do Euromilhões pode mudar-lhe o tamanho do coração. Não é ficção científica e tem um nome: miocardiopatia de Takotsubo, também conhecida como miocardiopatia de stresse ou síndrome do coração partido. Os sintomas são parecidos com os de um enfarte, mas a condição é, geralmente, reversível. "Lembro-me que um dos primeiros casos que tive na carreira foi o de uma mulher com uns 55 anos, com uma miocardiopatia de Takotsubo provocada por um gatilho emocional, ou seja, de coração partido no sentido literal do termo", conta àSÁBADOMiguel Menezes, cardiologista no Hospital de Santa Maria, em Lisboa.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
Urbanista

A repressão nunca é sustentável

Talvez não a 3.ª Guerra Mundial como a história nos conta, mas uma guerra diferente. Medo e destruição ainda existem, mas a mobilização total deu lugar a batalhas invisíveis: ciberataques, desinformação e controlo das redes.