Sábado – Pense por si

Não suporta ouvir os outros comer? Não é o único

Lucília Galha
Lucília Galha 07 de maio de 2017 às 14:53

Também não gosta do clique de uma caneta ou do som dos talheres no prato? Então é possível que sofra de uma condição chamada misofonia

O médico de família riu-se dela, o psicólogo agravou o seu estado e só através de uma pesquisa pouco convencional na Internet - escreveu, no motor de busca, "ouvir pessoas a comer dá-me vontade de lhes dar um murro" - percebeu que não estava a enlouquecer. Olana Tansley-Hancock, hoje com 29 anos, tinha apenas 8 quando as refeições em família se tornaram insuportáveis. Os sons da refeição (sorver a sopa, a mastigação, etc.) irritavam-na tanto que só suportava comer no quarto. Na universidade, tudo piorou: eram os colegas, mais os sons que ouvia na viagem diária de comboio. "Mudava de carruagem mais de sete vezes, o barulho das pessoas a comerem ou a amarrotarem papéis era infernal", conta.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
Editorial

Salazar ainda vai ter de esperar

O regresso de Ventura ao modo agressivo não é um episódio. É pensado e planeado e é o trilho de sobrevivência e eventual crescimento numa travessia que pode ser mais longa do que o antecipado. E que o desejado. Por isso, vai invocar muitos salazares até lá.