Sábado – Pense por si

Dois confinamentos são melhores que um?

Diogo Camilo
Diogo Camilo 23 de dezembro de 2020 às 17:54

Portugal teve o seu primeiro período de estado de emergência em março. O sétimo começa esta sexta-feira e vai prolongar-se até 7 de janeiro. O país estaria melhor se o confinamento fosse feito todo de uma vez? Talvez não - e a resposta está na Argentina.

O primeiro estado de emergência em Portugal foi decretado a 18 de março, quando estavam identificados menos de 500 casos de covid-19. A primeira fase de quarentena durou até 2 de maio, com as restrições a serem aligeiradas a partir de meados de abril. Com a segunda vaga, Portugal voltou ao confinamento parcial a 9 de novembro e encontra-se agora no seu seu sexto período de estado de emergência, tendo já aprovado o sétimo, que entra em vigor esta quinta-feira e se prolongará até 7 de janeiro. 

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
No país emerso

Por que sou mandatária de Jorge Pinto

Já muito se refletiu sobre a falta de incentivos para “os bons” irem para a política: as horas são longas, a responsabilidade é imensa, o escrutínio é severo e a remuneração está longe de compensar as dores de cabeça. O cenário é bem mais apelativo para os populistas e para os oportunistas, como está à vista de toda a gente.