Desenvolvido robô que consegue apanhar fruta

Desenvolvido robô que consegue apanhar fruta
Diogo Barreto 26 de maio de 2019

A máquina que promete acabar com os trabalhos a apanhar fruta ainda só consegue apanhar uma baga por minuto. Mas no próximo ano deve conseguir 25 mil bagas por dia.

O primeiro robô que apanha fruta está pronto a entrar em funções, mas o processo ainda leva muito tempo, muito mais do que se for feito por um humano, neste momento. Mas promete que vai ser mais barato.

Para apanhar uma simples baga, esta máquina que custou cerca de 620 mil euros a produzir levou cerca de um minuto, entre segurar o fruto, cortar e depositá-lo numa cesta, refere o jornal britânico The Guardian. No entanto, não há dúvidas: este deverá ser o futuro da apanha da fruta.

A máquina funciona através de sensores e câmaras de três dimensões (3D) e inteligência artificial que consegue calcular distâncias e funções necessárias para cada momento da tarefa. A máquina, deverá conseguir apanhar uma baga em menos de 10 segundos e deixá-la cair num tabuleiro onde irá ser dividida de acordo com a maturidade, para poder ser enviada para os supermercados.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login
Opinião Ver mais