Sábado – Pense por si

Como as poeiras do Saara afetam as crianças

Susana Lúcio
Susana Lúcio 23 de março de 2024 às 10:00

As partículas microscópicas das poeiras do Saara acumulam-se nos pulmões das crianças e o seu organismo tem maior dificuldade em libertar-se delas. Em África são responsáveis por maior mortalidade infantil.

O País cobriu-se de poeiras provenientes do Norte de África mais uma vez. Mesas de esplanadas e tejadilhos de carros ficaram cobertos de uma fina camada de poeira castanha que está presente no ar, mas que não é visível a olho nu. "Nós não a vemos, mas ela está lá e entra na via aérea quando respiramos", diz o pneumologista pediátrico, Manuel Magalhães, à SÁBADO

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
No país emerso

Por que sou mandatária de Jorge Pinto

Já muito se refletiu sobre a falta de incentivos para “os bons” irem para a política: as horas são longas, a responsabilidade é imensa, o escrutínio é severo e a remuneração está longe de compensar as dores de cabeça. O cenário é bem mais apelativo para os populistas e para os oportunistas, como está à vista de toda a gente.