Sábado – Pense por si

“Com o diagnóstico genético estamos a comprar vida”

Sara Capelo
Sara Capelo 25 de maio de 2018 às 07:00

Doenças raras, que com uma análise de sangue e outros meios levariam anos (talvez décadas), são identificadas em três semanas, explica Sofia Frisk.

Se diagnosticada antes dos 2 anos, é possível atacar a epilepsia. Mas é difícil as análises comuns fazerem-no. Já os testes genéticos (uma ferramenta da medicina personalizada) da finlandesa Blueprint detectam esta e outras doenças raras em três semanas, diz a responsável pelo marketing e relação com os clientes Sofia Frisk. 

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais

As 10 lições de Zaluzhny (I)

O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.

Cuidados intensivos

Loucuras de Verão

Até porque os primeiros impulsos enganam. Que o diga o New York Times, obrigado a fazer uma correcção à foto de uma criança subnutrida nos braços da sua mãe. O nome é Mohammed Zakaria al-Mutawaq e, segundo a errata do jornal, nasceu com problemas neurológicos e musculares.