Sábado – Pense por si

Cientistas descobriram microplásticos em neve recém caída na Antártida

Márcia Sobral
Márcia Sobral 08 de junho de 2022 às 10:15

Uma equipa de investigadores da Nova Zelândia identificou 29 partículas de microplásticos por cada litro de neve derretida, uma das maiores concentrações já descobertas.

Pela primeira vez foram encontrados microplásticos em amostras de neve recém caída na Antártida. Os investigadores mostraram-se preocupados pois acreditam que, nos próximos tempos, o gelo pode começar a derreter a uma velocidade superior pondo em causa a saúde de ecossistemas únicos no continente.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais

As 10 lições de Zaluzhny (I)

O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.

Cuidados intensivos

Loucuras de Verão

Até porque os primeiros impulsos enganam. Que o diga o New York Times, obrigado a fazer uma correcção à foto de uma criança subnutrida nos braços da sua mãe. O nome é Mohammed Zakaria al-Mutawaq e, segundo a errata do jornal, nasceu com problemas neurológicos e musculares.