Sábado – Pense por si

“Problemas sexuais são a sequela mais comum do cancro”

Vanda Marques
Vanda Marques 25 de novembro de 2019 às 08:11

A psiquiatra do Instituto Português de Oncologia Lúcia Monteiro diz que a maior parte dos casos de depressão surgem um ano após o diagnóstico. E que muitos sobreviventes ficam com défices cognitivos.

Fazer listas parece simples e prosaico, mas pode ser a salvação para muitos sobreviventes de cancro. É que uma das consequências dos tratamentos, o chamado chemobrain, resulta num défice cognitivo. O que significa? Esquecimentos e dificuldades no multitasking. Mas também há sequelas sexuais. A vida muda para sempre, explica-nos Lúcia Monteiro, psiquiatra e diretora do Departamento de Oncologia Psicossocial do IPO Lisboa, onde foi criada a primeira consulta de OncoSexologia.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais

O resort mais rico e fechado

Não foi fácil, mas desvendamos-lhe os segredos do condomínio mais luxuoso de Portugal - o Costa Terra, em Melides. Conheça os candidatos autárquicos do Chega e ainda os últimos petiscos para aproveitar o calor.

Cuidados intensivos

Regresso ao futuro

Imaginemos que Zelensky, entre a espada e a parede, aceitava ceder os territórios a troco de uma ilusão de segurança. Alguém acredita que a Rússia, depois de recompor o seu exército, ficaria saciada com a parcela da Ucrânia que lhe foi servida de bandeja?