Secções
Entrar

Vacina da AstraZeneca chama-se agora Vaxzevria

SÁBADO 30 de março de 2021 às 19:45

Agência Europeia do Medicamento deu luz verde ao novo nome e farmacêutica afasta qualquer relação entre esta mudança e polémica com os atrasos nas entregas à União Europeia e com os casos de coágulos sanguíneos em pessoas já vacinadas.

A vacina da AstraZeneca ganhou um novo nome e denomina-se agora Vaxzevria. A Agência Europeia do Medicamento deu luz verde à nova denominação esta terça-feira, altura em que divulgou também que até à passada quinta-feira foram administradas 10 milhões desta vacina contra a covid-19.

AstraZeneca Reuters

No documento que divulga a mudança de nome, a Agência Europeia do Medicamento acrescenta que "foi incluído na informação sobre o produto um aviso sobre eventos de coágulos sanguíneos específicos muito raros, enquanto estão em curso mais investigações sobre uma possível relação causal com a vacina". "As pessoas vacinadas devem procurar atenção médica imediata se ocorrerem sintomas de coagulação e/ou hemorragia do sangue", acrescenta a entidade reguladora, sublinhando que os beneficiários deste fármaco continuam a superar os riscos.

À Lusa, fonte oficial da farmacêutica AstraZeneca explicou que "a mudança para um nome comercial é habitual e está planeada há vários meses", afastando qualquer relação com as críticas aos atrasos nas entregas de vacinas à União Europeia e com os registos de casos de coágulos sanguíneos após a toma da vacina. "Esta alteração não significa qualquer mudança na política da AstraZeneca de distribuição da vacina - sem lucro durante a pandemia", acrescentou a farmacêutica.

Nas últimas semanas, vários países, incluindo Portugal, chegaram a suspender a toma das vacinas produzidas pela AstraZeneca, depois de casos de coágulos sanguíneos em pessoas já vacinadas. Aliás, a propósito destes casos, a Alemanha decidiu suspender esta terça-feira a administração desta vacina a menores de 60 anos, depois de terem sido detetados 31 casos de coágulos no país, dos quais resultaram nove mortes.

Em relação à campanha de vacinação europeia, até à passada quinta-feira, já tinham sido vacinadas, com as duas doses, 18,2 milhões adultos, dos perto de 400 milhões de cidadãos da União Europeia. Feitas as contas, apenas 4,1% da população europeia estava completamente imunizada.

Até ao final deste primeiro trimestre, de acordo com Bruxelas, chegarão à União Europeia quase 100 milhões de doses de vacinas, a grande parte da Pfizer/BioNTech, 66 milhões, da Vaxzevria, 30 milhões de um total de 120 milhões inicialmente acordadas, e da Moderna, 10 milhões.

Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela