Vacina covid-19. EMA tem estudos para diminuir o intervalo entre a segunda dose e a terceira
De acordo com as regras em vigor, é necessário cumprir um intervalo de seis meses entre a segunda dose e a terceira. Em breve será emitida uma recomendação em relação ao intervalo entre doses, adiantou a Agência Europeia do Medicamento.
As pessoas com mais de 65 anos poderão vir a tomar a terceira dose da vacina contra a covid-19 mais cedo. De acordo com as regras em vigor, é necessário cumprir um intervalo de seis meses entre a segunda dose e a terceira, mas a Agência Europeia do Medicamento (EMA) já fez estudos que permitem diminuir esse tempo.
AoPúblico, a EMA revelou que "dados preliminares de estudos sobre reforços heterólogos indicam que o reforço pode ser dado mais cedo, para obter um aumento rápido dos anticorpos". Se o intervalo for menor, os portugueses com mais de 65 anos, cuja segunda dose começou a ser administrada a partir de julho, poderão tomar a terceira dose da vacina antes do próximo ano.
A instituição que aprova as vacinas administradas na Europa adiantou ainda que em breve será emitida uma recomendação em relação ao intervalo entre doses.
Edições do Dia
Boas leituras!