Telescópio James Webb lançado com sucesso
Trinta anos e dez mil milhões de dólares depois, o James Webb foi finalmente lançado. O maior e mais poderoso telescópio espacial da NASA vai demorar perto de um mês a chegar ao seu destino final, que fica a um milhão e meio de quilómetros da Terra.
Às 12h20, na hora de Lisboa, o telescópio James Webb partiu a bordo do foguetão Ariane 5 da base espacial europeia na Guiana Francesa. Vinte minutos depois, o maior telescópio da NASA libertou-se do foguetão e vai demorar perto de um mês a chegar ao seu destino final, que fica a um milhão e meio de quilómetros da Terra.
Trinta anos e dez mil milhões de dólares depois, o telescópio James Webb foi finalmente lançado e, tal como os Hubble e Kepler (estes dois muito menos potentes e mais perto da Terra), o objetivo é dar mais pistas sobre a origem do Universo, procurando vestígios da luz das estrelas que inauguraram o Universo.
A existência de outros planetas e a possibilidade de vida noutras atmosferas são também objetivos dos investigadores e cientistas envolvidos nesta missão.
Depois de alcançado o destino, este telescópio vai demorar cerca de seis meses a ficar operacional, o que significa que, a meio de junho do próximo ano, o James Webb estará em pleno funcionamento.
Edições do Dia
Boas leituras!