Secções
Entrar

Telescópio James Webb lançado com sucesso

SÁBADO 25 de dezembro de 2021 às 12:54

Trinta anos e dez mil milhões de dólares depois, o James Webb foi finalmente lançado. O maior e mais poderoso telescópio espacial da NASA vai demorar perto de um mês a chegar ao seu destino final, que fica a um milhão e meio de quilómetros da Terra. 

Às 12h20, na hora de Lisboa, o telescópio James Webb partiu a bordo do foguetão Ariane 5 da base espacial europeia na Guiana Francesa. Vinte minutos depois, o maior telescópio da NASA libertou-se do foguetão e vai demorar perto de um mês a chegar ao seu destino final, que fica a um milhão e meio de quilómetros da Terra. 

Trinta anos e dez mil milhões de dólares depois, o telescópio James Webb foi finalmente lançado e, tal como os Hubble e Kepler (estes dois muito menos potentes e mais perto da Terra), o objetivo é dar mais pistas sobre a origem do Universo, procurando vestígios da luz das estrelas que inauguraram o Universo.

A existência de outros planetas e a possibilidade de vida noutras atmosferas são também objetivos dos investigadores e cientistas envolvidos nesta missão. 

Depois de alcançado o destino, este telescópio vai demorar cerca de seis meses a ficar operacional, o que significa que, a meio de junho do próximo ano, o James Webb estará em pleno funcionamento. 

Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela