Secções
Entrar

Porque é que o cabelo fica grisalho? A ciência responde e quer reverter o processo

Márcia Sobral 20 de abril de 2023 às 11:58

Investigadores acreditam que descoberta pode ajudar a reverter ou prevenir a mudança da cor do cabelo, normal com o envelhecimento.

Um grupo de cientistas da escola de medicina Grossman, da Universidade de Nova Iorque, descobriu o mecanismo celular que torna o cabelo grisalho e agora acredita que a ciência pode ajudar a reverter ou interromper este processo natural.

REUTERS/Fayaz Aziz

Aparentemente tudo acontece nas células-tronco. De acordo com oThe Guardian, estas células são responsáveis por fazer "a transição entre os compartimentos de crescimento nos folículos" porém, com o envelhecimento, acabam por perder a capacidade de se moverem e manter a cor original do cabelo.

Sem este transporte, os milhares de fios que temos na cabeça acabam por começar a perder cor e, consequentemente, a ficar grisalhos.

Para o trabalho, os cientistas investigaram as células de ratos de laboratório, mas Qi Sun, um dos líderes da investigação, confirmou que se esta descoberta for devidamente comprovada em humanos, "surge todo um possível caminho para reverter ou prevenir o envelhecimento, ajudando as células congestionadas a moverem-se novamente".

Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela