Secções
Entrar

Parceria histórica: Merck vai ajudar Johnson & Johnson a produzir vacina

SÁBADO 02 de março de 2021 às 18:39

O presidente dos EUA deve anunciar esta terça-feira este acordo histórico na produção farmacêutica.

Joe Biden deve anunciar esta terça-feira que a farmacêutica Merck vai ajudar a Johnson & Johnson na produção da vacina contra a covid-19, que já foi aprovada nos EUA e deve ser aprovada ainda este mês na União Europeia. Este é um acordo de produção inédito no mundo farmacêutico.

REUTERS/Dado Ruvic/Illustration/File Photo

A vacina da Johnson & Johnson é de apenas uma dose. E, segundo fontes que falaram com oWashington Post, acabaram por perceber que a capacidade de produção estava a ficar aquém do que tinha sido acordado.

A administração Biden decidiu então tentar um acordo com uma das maiores produtoras de vacinas do mundo - a Merck - e que não conseguiu apresentar ainda nenhuma vacina contra a covid-19. Segundo o acordo que deve ser tornado público ainda hoje, a Merck vai disponibilizar duas fábricas dos EUA para a produção da vacina da Johnson & Johnson.

Uma vai tratar de "preenchimento e acabamento", a última etapa do processo de produção, durante o qual a substância da vacina é colocada em frascos e embalada para distribuição. A outra fábrica fará a vacina. Com esta ajuda, a capacidade de produção pode até duplicar.

Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela