Secções
Entrar

OpenAI suspende voz do ChatGPT apontada como semelhante a Scarlett Johansson

Lusa 21 de maio de 2024 às 08:01

A empresa revelou na segunda-feira que está "a trabalhar para interromper" Sky, o nome de uma das cinco vozes que os utilizadores do ChatGPT podem escolher.

A OpenAI pretende interromper o uso de uma das vozes do ChatGPT, depois de alguns utilizadores terem apontado semelhanças com Scarlett Johansson, que fez a dobragem de uma assistente de Inteligência Artificial (IA) fictícia, no filme de 2013Her.

REUTERS/Eric Gaillard

A empresa de desenvolvimento de IA revelou na segunda-feira, numa publicação na rede social X, que está "a trabalhar para interromper" Sky, o nome de uma das cinco vozes que os utilizadores do ChatGPT podem escolher.

A OpenAI referiu que "ouviu perguntas" sobre como seleciona as opções de áudio realistas disponíveis para o seu principal 'chatbot' de IA, especialmente a Sky.

Estastartuptambém foi rápida em desmascarar as teorias da internet sobre Johansson, numa publicação no blogue em que detalhou como as vozes do ChatGPT foram escolhidas. "Acreditamos que as vozes de IA não devem imitar deliberadamente a voz distinta de uma celebridade -- a voz de Sky não é uma imitação de Scarlett Johansson, mas pertence a uma atriz profissional diferente, que usa a sua própria voz natural", garantiu a empresa.

O nome das pessoas que dão voz à aplicação não podem ser divulgados por motivos de privacidade, alertou.

A OpenAI lançou pela primeira vez, em setembro, recursos de voz para ChatGPT, que incluíam cinco vozes diferentes, permitindo que os utilizadores conversassem alternadamente com o assistente de IA. O 'modo voz' estava originalmente disponível apenas para assinantes pagos, mas em novembro, a OpenAI anunciou que o recurso se tornaria gratuito para todos os utilizadores da aplicação para telemóveis.

As interações do ChatGPT estão a tornar-se cada vez mais sofisticadas e, na semana passada, a OpenAI realçou que a última atualização do seu modelo generativo de IA pode imitar cadências humanas nas suas respostas verbais e pode até tentar detetar o humor das pessoas.

A OpenAI destacou que o modelo mais recente, batizado de GPT-4o, funciona mais rápido que as versões anteriores e pode raciocinar texto, áudio e vídeo em tempo real.

Embora a maioria dos utilizadores ainda não tenha tido acesso a estes novos recursos, as novidades suscitaram ainda mais comparações com o romance distópico de Spike Jonze,Her, que segue um homem introvertido (Joaquin Phoenix) que se apaixona por um sistema de IA (com voz de Scarlett Johansson), o que gera muitas complicações.

O CEO da OpenAI, Sam Altman, também pareceu aproveitar esta comparação, ao publicar simplesmente a palavraHer(Ela, em português) no X, no dia do lançamento do GPT-4o.

Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela