Secções
Entrar

Nutri-Score vai deixar de ser utilizado em Portugal 

Débora Calheiros Lourenço 24 de junho de 2024 às 14:53

Ministério da Agricultura considerou que o sistema era ilegal e avaliava incorretamente os perfis nutricionais.

O sistema de rótulos Nutri-Score, presente nas embalagens de muitos alimentos, vai deixar de ser utilizado em Portugal depois de o Ministério da Agricultura o ter considerado ilegal.  

No passado dia 11 de junho, o Governo publicouuma nova portariasobre a rotulagem simplificada de alimentos, que entrou em vigor no dia seguinte e anulava o despacho em vigor por considerar que o diploma era ilegal e avaliava incorretamente os perfis nutricionais.

O ministério explica em comunicado que a sua decisão é baseada em situações em que o sistema leva a confusões sobre o quão saudável é um alimento, como a do azeite, uma vez que "o azeite virgem e virgem extra têm pior classificação face a alguns refrigerantes de produção artificial". Assim sendo considera que este sistema "conduz a classificações confusas e sem considerar o modelo dos produtos alimentares portugueses".  

O comunicado explica ainda que Portugal "sempre defendeu a harmonização através de um sistema a nível europeu", o que não se verifica face ao Nutri-Score.  

O sistema nutricional Nutri-Score é uma pequena imagem colocada nas embalagens dos produtos que se baseia numa escala de A a E e de verde a vermelho que pretende mostrar se aquele alimento deve ser consumido mais ou menos vezes.  

1 de 6

Portugal tinha adotado oficialmente este sistema no início de abril como uma medida de promoção da alimentação saudável apoiada pela Ordem dos Nutricionistas e pela DECO.  

No início de maio, aSÁBADOfalou com Raquel Abrantes, nutricionista e membro da direção da Associação Portuguesa de Nutrição, sobre este sistema que, segundo a especialista, pretende "simplificar o entendimento do valor nutricional". Na altura, a especialista admitiu algumas das falhas agora apresentadas pelo Ministério da Agricultura mas considerou que o sistema é especialmente útil na "comparação direta de produtos", ou seja, "avaliar alimentos da mesma categoria que são consumidos na mesma hora do dia".

O Nutri-Score é um modelo europeu desenvolvido pela Santé Publique France, a agência nacional de saúde pública francesa, através do recurso a um algoritmo que atribui pontos com base na composição nutricional do produto. Nos pontos positivos, incluem-se fatores como "proporção de fruta, legumes, leguminosas, frutos secos, azeite e óleo de colza e noz, tal como o teor em fibras e proteínas", lê-se no site da DECO. Enquanto a "energia (calorias), teor em gordura saturada, açúcares e sal" são apresentados como pontos negativos. 

O algoritmo pode ser atualizado, o que Raquel Abrantes considerou como um dos pontos positivos. A última atualização ocorreu no final de 2023 "para considerar as gorduras insaturadas, como as provenientes do peixe, e os cereais refinados como pontos positivos, e fazer a distinção entre as carnes vermelhas e as carnes brancas", explicou a nutricionista.

Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela