Secções
Entrar

Nobel da Física para cientistas que estudaram machine learning

Diogo Barreto 08 de outubro de 2024 às 10:48

O prémio Nobel da Física foi atribuído aos cientistas John J. Hopfield e Geoffrey E. Hinton

Nobel da Física para cientistas que estudaram machine learning. O prémio Nobel da Física foi atribuído aos cientistas John J. Hopfield e Geoffrey E. Hinton pela Real Academia Sueca.

Academia Sueca

A Academia Sueca para as Ciências sublinha que os dois cientistas deram contributos essenciais no campo da "machine learning para redes neurais artificiais". John Hopfield criou estruturas capazes de armazenar e reconstruir informação, enquanto Geoffrey Hinton é o autor de um método capaz de descobrir propriedades em dados e que se tornaram importantes para as redes neurais artificiais que utilizamos hoje em dia.

Destaca ainda a Academia Sueca que apesar de os computadores não poderem pensar, as máquinas podem imitar funções como memória e aprendizagem, muito em parte graças aos dois laureados deste ano.

O Prémio Nobel da Física de 2023 foi tripartido e entregue a Roger Penrose, Reinhard Genzel e Andrea Ghez pelos trabalhos desenvolvidos sobre os buracos negros do Universo, um dos fenómenos mais exóticos do universo, nas palavras dos responsáveis da academia, o ano passado. 

Penrose foi distinguido pela "descoberta que a formação do buraco negro é uma consequência direta da teoria geral da relatividade"; Genzel, do Instituto Max Planck, e Ghez receberam o prémio pela "descoberta de um objeto compacto e super massivo no centro da nossa galáxia". "As descobertas dos laureados deste ano abriram novos caminhos no estudo de objetos compactos e supermassivos", afirmou David Haviland, presidente do Comité Nobel de Física.

"Mas esses objetos exóticos ainda apresentam muitas questões que imploram por respostas e motivam pesquisas futuras", acrescentou.

Os laureados com o Nobel recebem um prémio pecuniário de 11 milhões de coroas suecas (aproximadamente 968 mil euros) a dividir entre os premiados. Ou seja, Ambros e Ruvkun irão receber cerca de 484 mil euros cada pelo seu trabalho.

Os Nobel foram criados pelo inventor sueco Alfred Nobel que deixou em testamento que a sua fortuna devia ser utilizada para financiar "prémios daqueles que, durante o ano anterior, trouxeram mais benefícios à humanidade". O inventor da dinamite morreu em 1895, mas devido a uma disputa legal do seu testamento, os prémios só começaram a ser atribuídos em 1901. A curadoria dos prémios está a cargo de instituições suecas, exceto o Nobel da Paz que é decidido pelo parlamento norueguês.

Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela