Secções
Entrar

Navio de carga movido a energia eólica faz a sua primeira viagem

Débora Calheiros Lourenço 22 de agosto de 2023 às 14:25

É esperado que uma embarcação transportada com a ajuda do vento consiga reduzir as emissões de um navio de carga em 30%.

A empresa de transporte marítimoCargilljá iniciou a sua primeira viagem com uma embarcação de carga a granel equipada com velas gigantes projetadas para auxiliar a reduzir o consumo de combustível e, consequentemente, a pegada de carbono do transporte marítimo.

Cargil

Esta viagem inaugural da Pyxis Ocean vai ligar a China ao Brasil e é uma oportunidade para avaliar os resultados da nova tecnologia. As velas, com 37,5 metros de altura, permanecem dobradas quando o navio está no porto e são abertas em alto mar. São construídas com os mesmos materiais que as turbinas eólicas, para serem o mais duráveis possível.

É esperado que uma embarcação transportada com a ajuda do vento, e que não dependa apenas do seu motor, reduza as emissões de um navio de carga em 30%, tendo por isso as velas WindWings uma grande capacidade de ajudar na construção de uma indústria mais verde.

É estimado que a indústria de transporte marítimo seja responsável por cerca de 2,1% das emissões globais de dióxido de carbono.

Jan Dieleman, presidente da Cargil Ocean Transportation, assumiu que a empresa pretende liderar a "jornada para a descarbonização" e defendeu que a incorporação da tecnologia demonstra a rapidez com que esta transição se está a desenvolver. "Há cinco seis anos, se perguntasse às pessoas sobre a descarbonização, respondiam-lhe ‘bem, vai ser muito difícil, não vejo isso a acontecer tão cedo. Cinco, seis anos depois, acho que a narrativa mudou completamente e todos estão realmente convencidos de que precisam fazer a sua parte", frisa. 

A BAR Technologies, empresa britânica que desenvolveu as WindWings, está convicta que este é um ponto de viragem para a indústria marítima e John Cooper, líder da BAR Technologies, afirma ainda: "Prevejo que até 2025 metade dos novos navios serão encomendados com propulsão eólica".

Com a colocação de quatro velas numa embarcação vai ser possível economizar seis toneladas de combustível por dia, o que corresponde a 20 toneladas de CO2 que não chegarão a ser emitidas.

Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela