Secções
Entrar

NASA lança sonda que vai estar mais perto do Sol e o engenho humano mais rápido

11 de agosto de 2018 às 09:04

A sonda "Parker Solar Probe" seria lançada este sábado, mas o projecto teve de ser adiado para domingo, dia 12 de Agosto.

A agência espacial norte-americana NASA preparou-se este sábado para bater recordes, ao lançar a sonda que vai estar mais perto do Sol e será o engenho humano mais rápido de sempre. O lançamento, porém, falhou e a agência espacial adiou-o para domingo, dia 12 de Agosto, de forma a não "perder Vénus". 

1 de 5
Foto: Danita Delimont/ Getty images
Foto: Danita Delimont/ Getty images
Foto: Cosmo Condina/ Getty images
Foto: JAMES NIELSEN/AFP/Getty Images
Foto: Charles Bowman / robertharding/ Getty images

Chama-se "Parker Solar Probe" e o seu lançamento para o espaço, a partir da base de Cabo Canaveral, na Florida, nos Estados Unidos, estava previsto para as 03:33 locais (08:33 em Lisboa).

O relógio do lançamento teve de ser interrompido quando faltavam quatro minutos para o lançamento de forma a resolver alguns problemas finais que poderiam pôr em risco o aparelho. Este foi reiniciado por volta das 9h24 (em Lisboa), mas parou durante dois minutos e voltou atrás quatro minutos pouco depois. 

A janela de oportunidade para lançar a sonda só tinha o período de 65 minutos, devido ao primeiro destino do aparelho - Vénus - e para evitar que o Cinturão de Van Allen (região de partículas carregadas, transportadas pelos ventos solares) provocasse danos no Parker Solar Probe. 

Pela primeira vez, a NASA deu a uma sonda o nome de uma pessoa que está viva, neste caso o astrofísico norte-americano Eugene Parker, de 91 anos, que, segundo a agência noticiosa AP, espera assistir ao lançamento em Cabo Canaveral.

Parker é o "pai" do conceito de vento solar que a sonda se propõe observar mais a fundo, ao "viajar" até bem perto da coroa do Sol, a camada mais externa da atmosfera da estrela, mais quente do que a sua superfície e de onde "saem" partículas energéticas, sobretudo electrões e protões.

Com o tamanho de um pequeno carro, a "Parker Solar Probe" tem uma "esperança de vida" de sete anos. O seu escudo térmico, feito à base de carbono, permite-lhe resistir a temperaturas superiores a mil graus Celsius na sua maior aproximação ao Sol.

A sonda vai "navegar" pela atmosfera do Sol aproveitando a "janela de oportunidade" dada pela gravidade de Vénus, o segundo planeta mais próximo do "astro-rei".

De acordo com a NASA, o aparelho vai aproximar-se da superfície do Sol como nunca antes uma sonda o fez, permitindo obter as observações mais próximas de uma estrela.


Na sua órbita final pelo Sol, antes de colapsar, a sonda vai viajar a 696 mil quilómetros por hora, o que a tornará no objecto humano mais rápido de sempre, e estar a cerca de 6,1 milhões de quilómetros de distância da superfície da estrela, isto é, mais de sete vezes mais próxima do Sol do que a sonda Helios 2, que detém o actual recorde de distância.

Lançada para o espaço em 1976, a Helios 2, hoje inoperacional, chegou a estar a 43 milhões de quilómetros do Sol.

A "Parker Solar Probe" vai chegar perto o suficiente do Sol para, segundo a NASA, captar a variação da velocidade do vento solar e ver o "berço" das partículas solares de maior energia.

Os cientistas querem perceber como a energia e o calor circulam através da coroa solar (constituída por plasma, gás ionizado formado a altas temperaturas) e explorar o que acelera o vento solar e as partículas energéticas.

A NASA realça, justificando a importância da missão, que perturbações no vento solar agitam o campo magnético da Terra, que protege o planeta da radiação solar, e interferem com o clima espacial, que pode mudar a órbita dos satélites, encurtar a sua "vida" e alterar o funcionamento de equipamentos eletrónicos a bordo e comunicações terrestres, assim como pôr em perigo a sobrevivência de astronautas.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela