Secções
Entrar

Jovens não verificam autenticidade com quem se relacionam 'online'

Lusa 23 de julho de 2025 às 11:58

Cerca de 71% das pessoas com idades compreendidas entre os 27 anos e os 43 anos (geração 'millennial') demonstra uma confiança excessiva que os torna vulneráveis ao mundo virtual.

Sete em cada 10 jovens adultos admitem não verificar a veracidade das pessoas 'online', enquanto mais de metade já se deparou com indivíduos que deturpam a identidade, segundo um estudo da empresa de cibersegurança Kaspersky.

REUTERS/Dado Ruvic/Illustration/File Photo

De acordo com o estudo global "Reality Check", sete em cada 10 jovens (70%) admitem que nem sempre verificam a autenticidade das pessoas com quem se relacionam 'online' e mais de metade dos inquiridos (64%) já se deparou com indivíduos que distorcem ou falsificaram a sua identidade.

"Apesar da sua pretensão de domínio digital, muitos 'millennials' confiam cegamente, são emocionalmente vulneráveis e propensos a serem enganados, como vítimas de autores de falsa declarações 'online'", lê-se no documento.

Cerca de 71% das pessoas com idades compreendidas entre os 27 anos e os 43 anos (geração 'millennial') demonstra uma confiança excessiva que os torna vulneráveis ao mundo virtual.

Esta excessiva confiança contrasta com os comportamentos de risco, pois 14% dos inquiridos referem já ter utilizado identidades falsas ou contas fictícias nas redes sociais.

Ao mesmo tempo, 38% dos jovens adultos relatam perdas de confiança 'online' e 68% afirma estar menos disposto a estabelecer novas relações digitais.

Apesar disso, 44% continua a confiar nas informações difundidas nas suas bolhas mediáticas.

"A confiança na validade das redes sociais reforça ainda mais esta ilusão de segurança", pois a maioria dos jovens apressa-se a publicar as principais atualizações pessoais, procurando uma aprovação digital.

Segundo o estudo, a geração 'millennials' sempre foi considerada a "geração digital", pois devido às idades enquadram-se numa era tecnológica e confiante na navegação em espaços digitais.

O estudo desenvolvido pela empresa de cibersegurança Kaspersky contou com a realização de um questionário a 4.000 indivíduos com idade compreendidas entre os 27 e os 43 anos, em oito países europeus.

Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela