Secções
Entrar

Humanoides correram meia-maratona contra humanos pela primeira vez

Débora Calheiros Lourenço 19 de abril de 2025 às 17:15

O robô vencedor foi o Tiangong Ultra, do Centro de Inovação de Robótica Humana de Pequim, com um tempo de 2h40 minutos enquanto o vencedor masculino conseguiu um tempo de 1h2 minutos.

Vinte e um robôs humanoides correram a meia-maratona de Yizhuang, em Pequim, com milhares de pessoas este sábado, 19. Esta foi a primeira vez que robôs competiram com humanos num percurso de 21 quilómetros.

As máquinas foram maioritariamente fabricadas pelas tecnológicas DroidVP e Noetix Robotics estão disponíveis em vários formatos e tamanhos, existindo uns com menos de 1,2 m e outros com 1,8 m de altura.

O robô vencedor foi o Tiangong Ultra, do Centro de Inovação de Robótica Humana de Pequim, com um tempo de 2h40 minutos enquanto o vencedor masculino conseguiu um tempo de 1h2 minutos. O Centro de Inovação de Robótica Humana de Pequim é 43% propriedade de duas empresas estatais, enquanto as gigantes tecnológicas Xiaomi e UBTech detêm o resto do centro.


O Tiangong Ultra conta com pernas longas e um algoritmo que lhe permite imitar a forma como os humanos correm: "Não me quero gabar, mas nenhum outra empresa de robótica do Ocidente igualou as conquistas desportivas do Tiangong Ultra", referiu o diretor de tecnologia do centro de robótica.

Antes da corrida as autoridades de Pequim referiram que o evento seria semelhante a uma corrida de automóveis, tendo em conta a necessidade da presença de equipas de engenharia.

Alguns robôs tinham também acessórios de corrida, como ténis, camisolas e um tinha até uma faixa na cabeça onde estava escrito "Destinado a Vencer" em chinês. Foi até apresentado um robô fisicamente parecido com uma mulher e com a capacidade de piscar os olhos ou sorrir.

Os robôs foram acompanhados pelos seus treinadores humanos e alguns precisaram mesmo de suporte físico durante a corrida, nas redes sociais foram partilhados vários vídeos de humanoides que não aguentaram toda a distância sem se fragmentarem, um deles caiu na linha de partida e ficou no chão durante alguns minutos antes de se conseguir levantar e continuar.

Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela