Secções
Entrar

Descobertos microplásticos em vestígios arqueológicos

Andreia Antunes 02 de abril de 2024 às 13:09

Esta é a primeira evidência de contaminação microplástica em vestígios arqueológicos, uma contaminação que compromete os dados científicos. A descoberta pode forçar uma mudança na forma como se preservam estes locais.

Foram encontrados microplásticos em amostras de solo com vestígios arqueológicos, revelou o estudo publicado na revistaScience of the Total Environment. Esta descoberta pode levar a uma alteração na forma como os vestígios arqueológicos são atualmente preservados.  

Reuters

Os investigadores da Universidade de York, no Reino Unido, encontraram microplásticos em depósitos de solo a mais de sete metros de profundidade, que provêm de dois sítios arqueológicos da região. Os vestígios datam dos séculos I ou II depois de Cristo, tendo sido escavados na década de 1980.

Os cientistas utilizaram a técnica de imagem FTIR, que pode detetar a quantidade, o tamanho e a composição dos microplásticos. O estudo identificou cerca de 16 tipos diferentes de polímeros microplásticos em amostras de solo contemporâneas e arquivadas.

Os microplásticos podem comprometer o valor científico dos depósitos arqueológicos e indicadores ambientais suspensos em sedimentos significativos, menciona o estudo. Se for revelado que os vestígios arqueológicos estão comprometidos, esta contaminação pode influenciar futuras estratégias de escavação e amostragem.

O que são microplásticos?

Microplásticos são pequenos pedaços de plástico que não ultrapassam os cinco milímetros. Estes formam-se quando os plásticos maiores se decompõem, tanto por degradação química ou por desgaste físico.

Existem duas categorias: os microplásticos primários, que são partículas minúsculas concebidas para utilização comercial, como os cosméticos ou microfibras que se desprendem do nosso vestuário e de outros têxteis, como redes de pesca; e os microplásticos secundários, que são partículas resultantes da decomposição de objetos dos plásticos maiores, como garrafas de água.

Os plásticos demoram centenas ou milhares de anos a decomporem-se e nesse processo causam estragos e contaminam tanto os solos, como os oceanos e até a saúde humana.

"No nosso projeto-piloto, salientamos que a contaminação está a ocorrer quase impercetivelmente, e tem vindo a ocorrer ao longo de muitos anos", aponta o estudo. "[Está a ocorrer] através de uma gama diversificada de processos que se relacionam com as alterações ambientais, poluição ambiental, alterações do comportamento humano e infraestruturas (principalmente água e esgotos)."

A proteção dos sítios históricos

Atualmente a preservação de vestígios arqueológicos é feita in situ, que significa no próprio lugar, ajudando a evitar danos nos artefactos, preservando-os para que os investigadores possam recolher informações e mantendo o contexto em que foram descobertos. Esta descoberta pode desencadear uma mudança nessa abordagem, uma vez que a contaminação por microplásticos pode comprometer o valor científico dos mesmos.

"Estamos familiarizados com os plásticos nos oceanos e nos rios, mas aqui vemos o nosso património histórico a incorporar elementos tóxicos", defendeu John Schofield, professor e diretor de estudos no Departamento de Arqueologia da Universidade de York, em comunicado. "Até que ponto esta contaminação compromete o valor probatório destes depósitos e a sua importância nacional é o que vamos tentar descobrir a seguir."

O estudo concluiu assim que esta é a primeira prova de contaminação por microplásticos de amostras arqueológicas de sedimentos com polímeros e gamas de tamanhos minúsculos, tendo em conta o procedimento de preservação. "A presença de microplásticos pode e irá alterar a química do solo, potencialmente introduzindo elementos que causarão a decomposição dos restos orgânicos", explicou David Jennings, diretor executivo da York Archaeology, na mesma comunicação divulgada pela universidade. "Se for esse o caso, a preservação da arqueologia in situ pode já não ser adequada."

Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela