Secções
Entrar

Creme para rosto de bebé da Wells retirado do mercado

22 de outubro de 2018 às 20:16

A Autoridade Nacional do Medicamento e Produtos de Saúde determinou a retirada por erros na rotulagem, não estando garantido que "é seguro para a saúde".

A Autoridade Nacional do Medicamento e Produtos de Saúde (Infarmed) determinou esta segunda-feira a retirada do mercado do creme de rosto para bebé da marca Wells por erros na rotulagem, não estando garantido que "é seguro para a saúde".

"Após análise no laboratório do Infarmed, verificou-se que o produto cosmético Wells Creme Rosto Bebé contém os conservantes Phenoxyethanol e Benzoic acid, os quais não estão declarados na lista de ingredientes incluída na rotulagem, constatando-se ainda que os ingredientes listados não correspondem à verdadeira composição do produto", indica esta entidade numa nota publicada no seu 'site'.

Acresce que "o produto contém uma alegação falsa", que é "0% Fenoxietanol", segundo o Infarmed.

"Atendendo a que a pessoa responsável não demonstrou que este cosmético é seguro para a saúde humana, o Infarmed ordena a suspensão imediata da comercialização e a retirada de todas as unidades existentes no mercado", refere aquela autoridade.

O Infarmed aconselha os consumidores que tenham comprado o produto a não o utilizarem, enquanto os comerciantes devem devolvê-lo, desde logo contactando a Sonae, dona dos supermercados Continente e da marca Wells.

Também através da sua página na internet, o Infarmed anunciou a retirada do mercado do cosmético Aqua Face and Bodypaint da marca SuperStar, por ter detectado o conservante Methylisothiazolinone na lista de ingredientes.

"A utilização deste conservante em produtos cosméticos não enxaguados é proibida, por poder induzir alergia de contacto e colocar em risco a saúde", acrescenta a entidade.

Hoje foi ainda publicada uma circular informativa no 'site' do Infarmed referente a um esterilizador a pressão de vapor do fabricante Wenzhou Longde Medical Technology.

Isto porque "foi detectada, no mercado europeu, a existência de um certificado CE de conformidade falso" relativo a este dispositivo.

"Em Portugal, não foram identificados registos da comercialização de dispositivos deste fabricante, mas, atendendo a que existe livre circulação de produtos no espaço económico europeu, o Infarmed recomenda que o dispositivo supracitado não seja adquirido nem utilizado, uma vez que apresenta aposta marcação CE 0123 falsa", conclui o Infarmed na sua página.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela