Secções
Entrar

Covid-19. Rússia aprova versão "light" da vacina Sputnik

Diogo Camilo 06 de maio de 2021 às 17:45

A Sputnik Light é de uma única dose, mas tem uma eficácia de 79,4% no combate à covid-19 - menor que a eficácia de 91,6% da versão original, administrada em duas doses.

A Rússia autorizou uma quinta-feira a versão "light", de apenas uma dose, da sua vacina Sputnik contra a covid-19. Desenvolvida pelo Instituto Gamaleia em Moscovo, a vacina de dose única tem uma eficácia menor, mas tem como objetivo acelerar o combate à pandemia no país.

Sputnik Light Reuters

De acordo com dados do Fundo Russo de Investimento Direto, o financiador do desenvolvimento da vacina, a Sputnik Light tem uma eficácia de 79,4% no combate à covid-19 - menor que a eficácia de 91,6% da versão original, administrada em duas doses.

Outra particularidade desta vacinalight é que custa menos de 10 dólares (8,30€), podendo ser exportada para outros países de maneira a eliminar surtos ativos. Esta versão original da Sputnik V está ainda à espera de autorização da União Europeia, com a vacina a estar em análise pela Agência Europeia do Medicamento. 

Atualmente, já cerca de 50 países em todo o mundo usam a vacina, que já foi administrada em cerca de 8 milhões de russos. 

A escolha do nome também é altamente simbólica, já que visa fazer uma homenagem ao primeiro satélite colocado em órbita em pela URSS, 1957, lembrando o feito científico, mas também o revés histórico para o rival norte-americano.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela