Secções
Entrar

Covid-19: Investigadores estudam ferramenta que deteta novo coronavírus em 45 minutos

24 de abril de 2020 às 17:48

Além de ser mais rápida, a ferramenta também é "mais barata", sendo que o preço estimado por amostra é de um euro. O projeto é do Instituto de Patologia e Imunologia Molecular da Universidade do Port.

Uma equipa de investigadores do Instituto de Patologia e Imunologia Molecular da Universidade do Porto (IPATIMUP) vai implementar uma ferramenta de diagnóstico que, baseada numa técnica "altamente sensível", permite a deteção donovo coronavírusem 45 minutos.

"Quanto mais rápido for o diagnóstico do novo coronavírus (SARS-CoV-2), mais rápida é a resposta e o acompanhamento dos doentes, por forma a impedirmos a sua transmissão", afirmou hoje, em declarações à Lusa, Luísa Pereira, investigadora do IPATIMUP.

O projeto, desenvolvido no âmbito da linha de financiamento da Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT) 'RESEARCH 4 COVID-19', envolve também o Centro Hospitalar Universitário de São João, no Porto.

Segundo Luísa Pereira, a ferramenta de diagnóstico, que estava a ser trabalhada no IPATIMUP no âmbito do vírus que causa a febre de dengue, vai ser "readaptada" à covid-19.

"Vamos readaptá-la a este vírus em particular e depois testar a sua eficácia", afirmou a investigadora, acrescentando que a ferramenta se baseia numa técnica "altamente sensível", intitulada de 'CRISPR-Cas13a'.

"O método baseia-se no uso de enzimas especiais que tornam o processo muito mais rápido e permite também que seja muito mais sensível, atuando a partir de quantidades mínimas de amostra e se o vírus estiver pouco concentrado, ainda assim, consegue detetá-lo", explicou.

Acrescentando, "atualmente, depois da extração do RNA viral, preparação e processamento na máquina [o processo] demora cerca de três horas, com este método, passa a 45 minutos".

Além de ser mais rápida, a ferramenta também é "mais barata", sendo que o preço estimado por amostra é de um euro.

À Lusa, Luísa Pereira adiantou que a técnica já está a ser usada por alguns grupos de investigação chineses e americanos.

Com um financiamento de 30 mil euros, este é um dos 66 projetos apoiados pela linha de financiamento 'RESEARCH 4 COVID-19', que visa responder às necessidades do Serviço Nacional de Saúde.

A nível global, segundo um balanço da AFP, a pandemia de covid-19 já provocou mais de 200 mil mortos e infetou mais de 2,7 milhões de pessoas em 193 países e territórios. 

Portugal contabiliza 854 mortos associados à covid-19 em 22.797 casos confirmados de infeção, segundo o boletim diário da Direção-Geral da Saúde (DGS) sobre a pandemia.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela