Secções
Entrar

Cientistas sequenciam genoma humano com aparelho do tamanho de telemóvel

29 de janeiro de 2018 às 21:20

Investigadores utilizaram um dispositivo que já é comercializado há vários anos e que se chama MinION.

Cientistas anunciaram que sequenciaram o genoma humano em tempo real com um aparelho do tamanho de um telemóvel.

O trabalho, publicado na revista científica Nature Biotechnology esta segunda-feira, foi realizado por investigadores de nove universidades do Reino Unido, dos Estados Unidos e do Canadá, que utilizaram um dispositivo que já é comercializado há vários anos e que se chama MinION.

O aparelho, do tamanho de um telemóvel, permite sequenciar em tempo real o material genético graças à tecnologia dos nanoporos, buracos microscópicos pelos quais passam os segmentos de moléculas de ADN. As variações eléctricas produzidas por esta passagem permitem identificar os componentes do ADN.

"É a primeira vez que sequenciamos um genoma [conjunto de informação genética] humano através do uso da tecnologia dos nanoporos", vincou, citado pela agência noticiosa AFP, um dos autores do trabalho, Matt Loose, da Universidade de Nottingham, no Reino Unido.

A tecnologia permite ler sequências de ADN milhares de vezes mais compridas do que as que serviram de base para mapear o primeiro genoma humano completo, em 2003.

Para Matt Loose, os resultados fazem antever "o momento em que a sequenciação do genoma se tornará uma parte rotineira de um exame médico", permitindo detetar no futuro, de forma rápida e precisa, tumores numa fase muito precoce.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela