Certificado de vacinação da UE passa a ter validade de 9 meses para viagens
Medida foi aprovada esta terça-feira pela Comissão Europeia. O certificado digital de vacinação será válido durante nove meses, a partir da toma da segunda dose da vacina, para efeitos de viagens.
A partir desta terça-feira, o certificado digital da União Europeia (UE) passa a ter a validade de 9 meses (270 dias) para quem quiser viajar dentro da UE. Além disso, o documento vai ter informação sobre as doses de reforço.
A validade começa a contar desde o dia em que foi administrada a segunda dose da vacina contra a covid-19. Em comunicado, a Comissão Europeia indica que a decisão permite "as restrições se baseiem nas melhores provas científicas".
Em relação à informação sobre as doses de reforço, o certificado vai ter o registo de 3/3 para quem já recebeu três doses da vacina e o registo de 2/1 para quem tomou apenas uma dose da vacina e a dose de reforço, incluindo quem recuperou da doença.
"É essencial continuar a coordenação para o funcionamento do mercado único e garantir clareza aos cidadãos da UE", lê-se no comunicado do Executivo europeu.
Edições do Dia
Boas leituras!