Secções
Entrar

Aurora boreal aparece em França. Porquê?

Susana Lúcio 01 de março de 2023 às 20:00

Vários fotógrafos captaram as conhecidas Luzes do Norte, na Borgonha, perto de Paris. É raro surgirem tão a sul do hemisfério.

Tons vermelhos e verdes pintaram os céus noturnos da França no passado fim de semana. A aurora boreal, mais comum em países do Norte da Europa, como Suécia e Finlândia, foi detetada e amplamente fotografada na região da Borgonha, tendo sido ainda registada no Reino Unido, Holanda e Bélgica. 

James Billings Photography/via REUTERS

Vários fotógrafos estavam preparados com câmaras de longa exposição apontadas para o céu, na noite de domingo. Tinham sido informados de que tinha ocorrido uma grande erupção solar na sexta, dia 24, e esperavam pelos seus efeitos na atmosfera terrestre. É que as erupções solares demoram dois dias a percorrer os 150 milhões de quilómetros que separam o sol da Terra.   

"A atividade solar tem sido muito forte durante vários dias e ejeções de massa coronal [grandes erupções de gás ionizado, lançados pela coroa solar - a parte mais exterior da atmosfera do sol] têm chegado à Terra nas últimas horas, permitindo que as auroras possam ser fotografadas através de longa exposição", explicou a associação francesa Info Climat. 


As erupções solares entram na atmosfera e as partículas ionizadas que transportam, atingem o campo magnético da Terra, que atua como escudo protetor. "Estas partículas perturbam as moléculas atmosféricas, em especial o oxigénio e o nitrogénio, que originam o verde e o vermelho da aurora boreal, respetivamente", explica o astrónomo Eric Lagadec, do Observatório de Côte d’Azur. 

Quando as erupções são especialmente grandes e orientadas mais para sul, podem ser vistas em França, no Reino Unido, Bélgica e Holanda. Mas é raro. A última vez que a aurora boreal foi vista tão a sul, foi em 2007 na Bélgica.

As Luzes do Norte foram registadas com câmaras fotográficas porque não eram visíveis a olho nu. Nestes países, a aurora só se torna visível de cem em cem anos.

Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela