Secções
Entrar

A nova versão do Chat GPT está aí

Diogo Barreto 14 de março de 2023 às 19:56

O ChatGPT está a ser usado há várias semanas pela Microsoft, mas só agora foi anunciado ao público geral. Erros de versão antiga persistem, avisa a OpenAI.

A OpenAI, laboratório dedicado à investigação em inteligência artificial (IA), lançou esta terça-feira uma nova versão protótipo do seusoftware mais famoso. O GPT-4 é um programa de linguagem ainda mais evoluído do que o seu predecessor e promete deixar a concorrência para trás.

REUTERS/Florence Lo/Illustration

À semelhança da versão 3.5, o GPT-4 é um programa de linguagem capaz de responder a comandos escritos, formando uma espécie de padrão de linguagem. Entre as novas funcionalidades deste programa (que ainda está em fase de teste) contam-se a capacidade de descrever imagens. De acordo com o que foi anunciado, este novo modelo tem a capacidade de fazer previsões de acordo com uma imagem. Por exemplo, se for dada uma imagem com uma bola com dois terços da superfície fora de uma mesa, o ChatGPT-4 será capaz de dizer que a bola, provavelmente, irá cair ao chão em poucos segundos, além de descrever cores e os elementos da imagem. No entanto, para já, a OpenAi não vai lançar o programa com a capacidade de analisar imagens por medo de uso abusivo. Estarão então apenas disponíveis as funções de texto, para já. 

Ochatbotdo motor de busca Bing, da Microsoft, já está a recorrer ao ChatGPT-4 há várias semanas para auxiliar nas respostas dadas aos utilizadores, confirmou a empresa esta terça-feira. 

Os últimos meses têm sido de grande incerteza devido à evolução da IA, com muitos setores da sociedade a temer disrupções na força laboral devido a estas novas máquinas capazes de reproduzir tarefas humanas. 

Mas na publicação onde anunciava o GPT-4, a OpenAI reconhecia que o seu programa continua a cometer os mesmos erros de versões anteriores, inventando factos, mostrar um preconceito social e a dar conselhos errados, mesmo com muita informação. São vários os exemplos partilhados nas redes sociais onde se mostram interações "menos bem conseguidas" com o ChatGPT-3.5. Além disso, o GPT-4 continua sem ter dados de acontecimentos posteriores a setembro de 2021, quando se terminou o "treino" do programa. 

softwareé também incapaz de "aprender" com a experiência, não retendo novas informações.

Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela