Secções
Entrar

Morreu Frank Borman, o primeiro comandante a orbitar a Lua

Luana Augusto 10 de novembro de 2023 às 15:53

Foi durante a missão Apolo 8, comandada Frank Borman, que o astronauta William Anders tirou a partir da Lua a famosa fotografia Earthrise. Esta foi a primeira imagem da Terra vista do espaço.

Frank Borman, um dos primeiros astronautas a orbitar a Lua, morreu esta terça-feira, 7, em Billings, nos Estados Unidos, com 95 anos. O anúncio da sua morte foi feito esta sexta-feira, 10, pela agência espacial norte-americana NASA.

Courtesy NASA/Handout via REUTERS

"Frank Borman foi um verdadeiro herói americano", destacou o atual chefe da agência espacial, Bill Nelson, através de um comunicado. "A sua experiência e conhecimento excecionais levaram-no a ser escolhido pela NASA para se juntar ao seu segundo grupo de astronautas."

Apaixonado pela aviação, Frank foi o comandante do Apolo 8. A missão, que arrancou em dezembro de 1968 ficou marcada sobretudo pela famosa fotografia Earthrise, onde a partir da Lua foi possível ver a Terra a surgir. A imagem foi capturada pelo astronauta William Anders. Na missão participou ainda James Lovell.

Esta não foi a primeira vez que Frank Borman foi ao espaço. Em 1965 já havia participado com James Lovell namissão Gemini 7, que durou 14 dias. Um dos objetivos era "demonstrar um voo de duas semanas".

Meio século depois, a NASA planeia agora regressar à Lua com a missão Artémis 2 para pousar na superfície lunar a primeira mulher em 2024.

Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela