Secções
Entrar

Covid-19: Vacinação completa mantém-se nos 85% com mais de 8,8 milhões imunizados

Lusa 19 de outubro de 2021 às 22:16

Segundo o relatório semanal da DGS, com pelo menos uma dose estão agora quase nove milhões de pessoas.

Mais de 8,8 milhões de pessoas têm a vacinação completa contra a covid-19, o que equivale a 85% da população portuguesa, uma percentagem que não sofreu alterações na última semana, indicou hoje a Direção-Geral da Saúde (DGS).

Portugal Covid-19 vacinação Reuters

Segundo o relatório semanal da DGS, com pelo menos uma dose estão agora quase nove milhões de pessoas, o equivalente a 87% da população, valor percentual que também se manteve inalterado na última semana.

Por grupos etários, 85% (528.704 pessoas) dos jovens entre 12 e os 17 anos têm a vacinação completa contra o coronavírus e 89% (553.084) já receberam pelo menos uma dose da vacina.

Na faixa etária entre os 18 e os 24 anos, 88% (689.031) já completaram o processo vacinal e 92% (717.764) já tomaram a primeira dose, indica o relatório da DGS, que avança ainda que 100% dos idosos dos grupos etários dos 65 a 79 anos e dos com mais de 80 anos já estão totalmente vacinados, o que representa um total de mais de 2,3 milhões de pessoas.

O ritmo mais baixo de inoculações é também visível na cobertura vacinal por regiões, continuando o Norte a liderar com 88% da população totalmente vacinada, seguida de perto pelo Centro e Alentejo, ambas com 87%.

Com 83% de vacinação completa dos residentes estão Lisboa e Vale do Tejo, os Açores e a Madeira, com o Algarve a atingir os 80%, mas ainda a ser a região do país com a mais baixa cobertura vacinal da população.

Desde o início da vacinação, em 27 de dezembro de 2020, Portugal já recebeu mais de 20,8 milhões de vacinas contra a covid-19, tendo sido distribuídas pelos postos de vacinação do continente e pelas regiões autónomas cerca de 16,4 milhões.

Depois de o país ter atingido a meta de 85% da população totalmente vacinada, o que aconteceu em 09 de outubro, está a decorrer a administração da terceira dose da vacina contra a covid-19, com prioridade aos idosos com 80 e mais anos e utentes de lares e de cuidados continuados e abrangendo, nesta fase, as pessoas com 65 ou mais anos.

Na segunda-feira, iniciou-se a administração em simultâneo das vacinas contra a gripe e a covid-19 em Portugal continental, com a DGS a prever vacinar cerca de dois milhões de pessoas nessa modalidade.

Em Portugal, desde março de 2020, morreram 18.106 pessoas e foram contabilizados 1.080.929 casos de infeção, segundo dados da Direção-Geral da Saúde.

A doença respiratória é provocada pelo coronavírus SARS-CoV-2, detetado no final de 2019 em Wuhan, cidade do centro da China, e atualmente com variantes identificadas em vários países.

Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela