Vamos acabar com as palhinhas em Portugal?

Vamos acabar com as palhinhas em Portugal?
Vanda Marques 08 de dezembro de 2017

Movimento ambientalista começou com uma tartaruga em apuros e agora quer pôr fim a este hábito. Até existe uma organização em Portugal, a Straw Patrol.


São no máximo 20 minutos de vida, a alegrar um copo de caipirinha ou um sumo de laranja com gelo. Depois? Depois, lixo. Falamos das palhinhas. Provavelmente o objecto de plástico com uma esperança média de vida mais curta, mas que é capaz de poluir praias durante uns, vá, 200 anos. É tão pequeno e leve que é facilmente transportado pelo vento e, quando se parte, os pedaços podem ser engolidos por animais marinhos.

O episódio mais famoso – e que iniciou um movimento ambientalista, The Last Plastic Straw (a última palhinha de plástico) – foi uma tartaruga que ficou com uma palhinha de 10 cm presa no nariz. O vídeo do resgate na Costa Rica, em 2015, tem 11 milhões de visualizações no YouTube.

<iframe width="560" height="315" src="https://www.youtube.com/embed/4wH878t78bw" frameborder="0" gesture="media" allow="encrypted-media" allowfullscreen></iframe>

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login
Opinião Ver mais