Sábado – Pense por si

Urticária afecta um quarto da população

SÁBADO/Lusa 08 de maio de 2015 às 16:39

Cerca de um quarto dos doentes desenvolverá a forma crónica de uma doença que afecta sobretudo a auto-estima de quem dela padece

Um em cada quatro portugueses sofrerá de urticária e, destes, cerca de um quarto desenvolverá a forma crónica de uma doença que afeta sobretudo a autoestima de quem dela padece, disse à agência Lusa a imunoalergologista Célia Costa. Segundo a especialista, a urticária crónica grave tem um impacto "significativamente negativo" na qualidade de vida dos doentes, porque afecta a sua imagem devido às lesões na pele que, por vezes, são confundidas com uma doença infeciosa ou contagiosa. Esta situação leva a que os doentes se isolem, porque têm vergonha de se expor aos outros. Os efeitos negativos incluem também a privação do sono e comorbilidades ou desordens psicológicas, como depressão e ansiedade.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
Cuidados intensivos

Loucuras de Verão

Até porque os primeiros impulsos enganam. Que o diga o New York Times, obrigado a fazer uma correcção à foto de uma criança subnutrida nos braços da sua mãe. O nome é Mohammed Zakaria al-Mutawaq e, segundo a errata do jornal, nasceu com problemas neurológicos e musculares.

Férias no Alentejo

Trazemos-lhe um guia para aproveitar o melhor do Alentejo litoral. E ainda: um negócio fraudulento com vistos gold que envolveu 10 milhões de euros e uma entrevista ao filósofo José Gil.