Sábado – Pense por si

Ucrânia vence Festival Eurovisão

O primeiro lugar do 61.º Festival Eurovisão foi conquistado pela Ucrânia com a canção "1944", interpretada por Jamala

A Ucrânia venceu hoje o 61.º Festival Eurovisão com a canção1944, interpretada por Jamala. De conteúdo político, ao evocar a deportação dos Tártaros da Crimeia pelo ditador russo Estaline,1944levou a melhor sobre a Austrália, na segunda posição e a Rússia, em terceiro lugar.

"Queria cantar uma canção sobre paz e amor", declarou a cantora, de 32 anos, ao receber o prémio.

A carregar o vídeo ...

O Presidente ucraniano, Petro Poroshenko, saudou a "incrível vitória" de Jamala no festival da Eurovisão, escrevendo na sua conta do Twitter: "Sim! Uma prestação e uma vitória incríveis! Toda a Ucrânia te diz obrigada, Jamala".

Nesta edição foi usado um novo sistema de difusão dos votos. Primeiro, foi divulgada a votação dos júris dos 42 países participantes - 50% do total - e depois a parte correspondente ao televoto, comunicada no final.

A Ucrânia, uma das favoritas e que soma agora duas vitórias no festival da Eurovisão, conseguiu um total de 534 votos, contra 511 para a Austrália, 491 para a Rússia, 307 para a Bulgária e 261 para a Suécia.

Esta foi a terceira vez que Estocolmo recebeu a final do popular festival.

Em Outubro passado, a direcção e administração da televisão pública portuguesa RTP decidiram não enviar a candidatura de Portugal ao festival, que contou com a participação de quatro dezenas de países.

Esta foi a quinta vez que Portugal não participou, tal como aconteceu nas edições de 1970, 2000, 2002 e 2013.

Editorial

Salazar ainda vai ter de esperar

O regresso de Ventura ao modo agressivo não é um episódio. É pensado e planeado e é o trilho de sobrevivência e eventual crescimento numa travessia que pode ser mais longa do que o antecipado. E que o desejado. Por isso, vai invocar muitos salazares até lá.