Sábado – Pense por si

Raríssimas luta para sobreviver

Susana Lúcio
Susana Lúcio 19 de maio de 2023 às 20:00

Sem mecenas, a associação que criou a Casa dos Marcos, a única instituição no País que recebe jovens adultos com doenças raras, corre o risco de fechar.

Aqui é a sala, onde temos a televisão”, aponta João David, de 36 anos, à SÁBADO. “Ali é a sala do almoço”, continua, apresentando as divisões da residência autónoma onde vive na Casa dos Marcos, na Moita. João David tem síndrome de Cornelia de Lange, uma doença genética rara que provoca um défice físico, motor e intelectual. Cerca de 90% dos portadores não fala, não é caso do João. Fã de televisão, fez um casting para a série da TVI, Morangos Com Açúcar. Não ficou, mas foi convidado para assistir às gravações. Para onde iria se a Raríssimas, a associação que criou a Casa dos Marcos fechasse?

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais

As 10 lições de Zaluzhny (I)

O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.

Cuidados intensivos

Loucuras de Verão

Até porque os primeiros impulsos enganam. Que o diga o New York Times, obrigado a fazer uma correcção à foto de uma criança subnutrida nos braços da sua mãe. O nome é Mohammed Zakaria al-Mutawaq e, segundo a errata do jornal, nasceu com problemas neurológicos e musculares.