Sábado – Pense por si

Raríssimas luta para sobreviver

Susana Lúcio
Susana Lúcio 19 de maio de 2023 às 20:00

Sem mecenas, a associação que criou a Casa dos Marcos, a única instituição no País que recebe jovens adultos com doenças raras, corre o risco de fechar.

Aqui é a sala, onde temos a televisão”, aponta João David, de 36 anos, à SÁBADO. “Ali é a sala do almoço”, continua, apresentando as divisões da residência autónoma onde vive na Casa dos Marcos, na Moita. João David tem síndrome de Cornelia de Lange, uma doença genética rara que provoca um défice físico, motor e intelectual. Cerca de 90% dos portadores não fala, não é caso do João. Fã de televisão, fez um casting para a série da TVI, Morangos Com Açúcar. Não ficou, mas foi convidado para assistir às gravações. Para onde iria se a Raríssimas, a associação que criou a Casa dos Marcos fechasse?

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
No país emerso

Por que sou mandatária de Jorge Pinto

Já muito se refletiu sobre a falta de incentivos para “os bons” irem para a política: as horas são longas, a responsabilidade é imensa, o escrutínio é severo e a remuneração está longe de compensar as dores de cabeça. O cenário é bem mais apelativo para os populistas e para os oportunistas, como está à vista de toda a gente.

Visto de Bruxelas

Cinco para a meia-noite

Com a velocidade a que os acontecimentos se sucedem, a UE não pode continuar a adiar escolhas difíceis sobre o seu futuro. A hora dos pró-europeus é agora: ainda estão em maioria e 74% da população europeia acredita que a adesão dos seus países à UE os beneficiou.