Sábado – Pense por si

Quer acabar com as birras? Faça o teste

Raquel Lito
Raquel Lito 26 de janeiro de 2020 às 21:10

Regras firmes para os filhos controladores, foco para os entusiastas e valorização dos pacifistas. Terapeutas, pais e filhos relatam à SÁBADO como foi a mudança através do teste de personalidade do eneagrama

Cena típica de pré-adolescência digital, vulgo geração Z: um miúdo de 11 anos agarrado à consola e a mãe a (tentar) tirar-lhe a consola. O braço-de-ferro é frequente, mas a cena seguinte leva-os ao apoio especializado. O rapaz levanta-lhe a mão; a mãe descontrola-se, atira-lhe o brinquedo ao chão e parte-o com os sapatos de salto alto. Esta história é relatada à SÁBADO pela psicóloga que acompanhou a criança, Bárbara Ramos Dias. Garante não ser caso único: "Houve mais mães a partirem consolas, por se descontrolarem com a adição dos filhos aos aparelhos electrónicos."

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
No país emerso

Por que sou mandatária de Jorge Pinto

Já muito se refletiu sobre a falta de incentivos para “os bons” irem para a política: as horas são longas, a responsabilidade é imensa, o escrutínio é severo e a remuneração está longe de compensar as dores de cabeça. O cenário é bem mais apelativo para os populistas e para os oportunistas, como está à vista de toda a gente.