Sábado – Pense por si

Os dias de Salazar com a Rainha Isabel II

Sónia Bento
Sónia Bento 21 de abril de 2016 às 13:03

Nos três dias em que a monarca de Inglaterra visitou Portugal, o presidente do Conselho não olhou a despesas para a receber. Ela tentou evitá-lo, mas na ópera não disfarçou o deslumbramento por “aquele homem antigo”. A Rainha cumpre hoje 90 anos

Terão sido os três únicos dias em que António de Oliveira Salazar não poupou despesas ao longo dos mais de 36 anos em que foi chefe do governo. Estava-se a 16 de Fevereiro de 1957, era a primeira visita oficial da Rainha de Inglaterra a Portugal e o presidente do Conselho tinha consciência de que quanto mais faustosa fosse a recepção mais a imprensa internacional iria falar do evento – e isso seria bom para o País. Mas o espírito da austeridade estava-lhe no sangue e Salazar não deixou de fazer reparos a vários pormenores, como, por exemplo, aos aquecimentos que se ligavam e que pesavam no orçamento.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
Cuidados intensivos

Regresso ao futuro

Imaginemos que Zelensky, entre a espada e a parede, aceitava ceder os territórios a troco de uma ilusão de segurança. Alguém acredita que a Rússia, depois de recompor o seu exército, ficaria saciada com a parcela da Ucrânia que lhe foi servida de bandeja?