Sábado – Pense por si

O fotógrafo que salvou uma floresta ao plantar milhões de árvores

Alexandre R. Malhado
Alexandre R. Malhado 29 de abril de 2019 às 19:00

O fotógrafo brasileiro Sebastião Salgado viu a floresta perto de casa, em Minas Gerais (Brasil), a ser destruída. Não conseguiu ficar sentado: plantou dois milhões de árvores e reconstruiu-se um ecossistema inteiro.

129 milhões de hectares de floresta desapareceram desde 1990, de acordo com dados da Organização das Nações Unidas para a Agricultura e a Alimentação. O Brasil é um dos países onde isso é mais alarmante: só em 2018 perderam-se 12 milhões de hectares de florestas tropicais, segundo o World Resources Institute (WRI). No início do milénio, o fotógrafo brasileiro Sebastião Salgado não conseguiu ficar sentado ao ver o que estava a acontecer na floresta ao redor de sua casa em Minas Gerais. Por isso, plantou dois milhões de árvores e, quase 20 anos depois, reconstruiu-se um ecossistema inteiro.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
GLOBAL E LOCAL

A Ucrânia somos nós (I)

É tempo de clarificação e de explicarmos às opiniões públicas europeias que sem Segurança não continuaremos a ter Liberdade. A violação do espaço aéreo polaco por parte da Rússia, com 19 drones, foi o episódio mais grave da história da NATO. Temos de parar de desvalorizar a ameaça russa. Temos de parar de fazer, mesmo que sem intenção, de idiotas úteis do Kremlin. Se não formos capazes de ajudar a Ucrânia a resistir, a passada imperial russa entrará pelo espaço NATO e UE dentro