Sábado – Pense por si

Linha telefónica dá conselhos às mulheres sobre o Corão

Tânia Pereirinha 08 de abril de 2017 às 08:00

Em Abu Dhabi há uma linha gratuita que dá conselhos legais sobre o Corão só a mulheres. Objectivo: combater a intolerância e o fundamentalismo e divulgar as verdadeiras regras do Islão

Já ouviu falar na fatwa que o ayatollah Khomeini emitiu há 27 anos contra Salman Rushdie, desde então com a cabeça a prémio, acusado do crime de ter escritoOs Versículos Satânicos, certo? O que talvez não saiba é que uma fatwa não é propriamente uma lei - que no caso obrigaria todo o muçulmano que se prezasse a perseguir e castigar o escritor britânico de origem indiana -, mas apenas uma espécie de parecer religioso cujo propósito é ajudar os crentes a viverem de acordo com a moral e a ética. Um parecer que nem sequer é vinculativo, ao qual só obedece quem quer.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
No país emerso

Por que sou mandatária de Jorge Pinto

Já muito se refletiu sobre a falta de incentivos para “os bons” irem para a política: as horas são longas, a responsabilidade é imensa, o escrutínio é severo e a remuneração está longe de compensar as dores de cabeça. O cenário é bem mais apelativo para os populistas e para os oportunistas, como está à vista de toda a gente.