NEWSLETTER EXCLUSIVA PARA ASSINANTES Para que não lhe escape nada, todos os meses o Diretor da SÁBADO faz um resumo sobre o que de melhor aconteceu no mês anterior.
NEWSLETTER EXCLUSIVA PARA ASSINANTES Para que não lhe escape nada, todos os meses o Diretor da SÁBADO faz um resumo sobre o que de melhor aconteceu no mês anterior.
Instituto Português do Mar e da Atmosfera alerta para descida de temperatura e vento forte no início desta semana
O início da semana vai ser marcado pela descida generalizada da temperatura máxima em todo o território e vento forte, adiantou à agência Lusa a meteorologista Ângela Lourenço, do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
"Vai ocorrer uma descida generalizada em todo o território da temperatura máxima, com excepção do distrito de Faro, em particular a região do sota-vento, onde as temperaturas deverão ser relativamente elevadas e que já deu origem a um 'Aviso Amarelo' para este distrito", indicou.
Ângela Lourenço explicou que a descida de hoje registará variações da ordem dos 02 a 05 graus Celsius. "A maior descida será nas regiões do interior. Por exemplo, ontem [domingo] estavam 33 graus em Bragança, hoje vão estar 38. Lisboa registou 29 e hoje está com 26", disse.
De acordo com a especialista, para esta segunda-feira estão previstas algumas nuvens durante a manhã e início da tarde nas regiões do norte e centro, em particular no litoral.
"Vamos ter também vento que vai soprar com alguma intensidade em alguns locais, em particular na faixa costeira ocidental durante a noite, que deverá continuar e que deverá atingir rajadas de 65 quilómetros por hora entre o Cabo Carvoeiro e o Cabo Raso e na zona de Sagres", disse.
Segundo Ângela Lourenço, terça-feira vai ser um dia semelhante ao de hoje, mas com mais vento, menos nuvens e uma muito ligeira subida da temperatura. "A situação irá mudar a partir de quarta-feira. Vai registar-se uma subida da temperatura para valores parecidos com os registados no fim de semana, em particular domingo. Vamos ter praticamente todo o território acima de 30 graus e as regiões do interior, em especial o Alentejo, entre 35 e 38 graus", concluiu a meteorologista.
O IPMA prevê para hoje, no continente, céu pouco nublado ou limpo, apresentando períodos de maior nebulosidade no litoral centro e na região norte até ao fim da manhã e vento em geral fraco predominando de noroeste, soprando moderado a forte com rajadas até 65 quilómetros por hora no litoral oeste, em especial a sul do Cabo Carvoeiro e durante a tarde, e nas terras altas.
Está também previsto neblina ou nevoeiro matinal, em especial no litoral a norte do Cabo Raso e descida de temperatura, mais significativa nas regiões do interior.
Quanto às temperaturas, em Lisboa vão oscilar entre 17 e 26 graus Celsius, no Porto entre 15 e 22, em Vila Real entre 13 e 26, em Viseu entre 13 e 25, em Bragança entre 14 e 28, na Guarda entre 12 e 25, em Coimbra entre 16 e 25, em Castelo Branco entre 17 e 32, em Santarém entre 16 e 28, em Évora entre 15 e 33, em Beja entre 15 e 34, em Faro entre 22 e 35, no Funchal entre 20 e 25, em Ponta Delgada entre 20 e 24, na Horta entre 20 e 25 e em Santa Cruz das Flores entre 17 e 24
Início de semana com descida da temperatura e vento
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
A escola é um espaço seguro, natural e cientificamente fundamentado para um diálogo sobre a sexualidade, a par de outros temas. E isto é especialmente essencial para milhares de jovens, para quem a escola é o sítio onde encontram a única oportunidade para abordarem múltiplos temas de forma construtiva.
O humor deve ser provocador, desafiar convenções e questionar poderes. É um pilar saudável da liberdade de expressão. Mas quando deixa de ser crítica legítima e se transforma num ataque reiterado e desproporcional, com efeitos concretos e duradouros na vida das pessoas, deixa de ser humor.
Queria identificar estes textos por aquilo que, nos dias hoje, é uma mistura de radicalização à direita e muita, muita, muita ignorância que acha que tudo é "comunista"