Sábado – Pense por si

Ela destronou J.K. Rowling

Lucília Galha
Lucília Galha 09 de janeiro de 2015 às 15:06

Zoe Sugg, 24 anos, já era uma estrela no YouTube, agora também é um fenómeno literário. O seu primeiro romance vendeu 80 mil cópias em sete dias

Quando pensa em fenómeno literário qual é o primeiro nome que lhe vem à cabeça? J.K. Rowling e Dan Brown são hipóteses prováveis, mas recentemente juntou-se a esta lista mais um nome: Zoe Sugg, mais conhecida como Zoella. Se não faz ideia de quem se trata, a melhor maneira de explicar é através de números. Quando J.K. Rowling publicou o primeiro livro da saga Harry Potter, em 1997, ainda antes de a história se tornar um bestseller, a primeira edição foi de apenas mil exemplares. Logo na primeira semana, E. L. James vendeu 14.814 cópias com As Cinquenta Sombras de Grey; no mesmo período, Anjos e Demónios de Dan Brown só atingiu os 98 exemplares no Reino Unido e Crepúsculo apenas 53. Mesmo desconhecida do público mais adulto, Zoella ficou muito à frente de todos: o primeiro romance da britânica, de apenas 24 anos, chamado Girl Online (Rapariga online), vendeu 78.109 cópias nos primeiros sete dias.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
Urbanista

A repressão nunca é sustentável

Talvez não a 3.ª Guerra Mundial como a história nos conta, mas uma guerra diferente. Medo e destruição ainda existem, mas a mobilização total deu lugar a batalhas invisíveis: ciberataques, desinformação e controlo das redes.