Sábado – Pense por si

Campanha de esterilização mata dez mulheres na Índia

11 de novembro de 2014 às 18:24

As iniciativas para controlar a natalidade são comuns no segundo país mais populoso do mundo. No estado de Chattisgarh estão mais 50 mulheres hospitalizadas, 20 em estado crítico

Terão sido 83 as mulheres (entre os 26 e os 40 anos) a sofrer as intervenções realizadas pela dupla de um médico e o seu assistente e que demoraram, ao todo, cerca de seis horas. Na segunda-feira, dois dias depois da operação, as mulheres terão começado a sentir os sintomas, das dores à perda de sangue. Sendo o país mais populoso a seguir à China, a Índia tem regularmente programas deste género que servem como medida para controlar a natalidade. A campanha desta vez aconteceu no estado de Chattisgarh e acabou em tragédia.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
No país emerso

Por que sou mandatária de Jorge Pinto

Já muito se refletiu sobre a falta de incentivos para “os bons” irem para a política: as horas são longas, a responsabilidade é imensa, o escrutínio é severo e a remuneração está longe de compensar as dores de cabeça. O cenário é bem mais apelativo para os populistas e para os oportunistas, como está à vista de toda a gente.