Sábado – Pense por si

Assédio sexual no trabalho: o que é e como reagir se for vítima

Em que consiste o assédio sexual em contexto profissional? O sociólogo Bernardo Coelho, que fez parte da equipa que investigou o tema para um estudo do Centro Interdisciplinar de Estudos de Género, do ISCSP, reúne respostas e soluções para quem passa pela situação e não só.

Num momento em que todos os dias surgem novas denúncias de mulheres que foram alvo de assédio sexual no local de trabalho (e também fora dele) e que a agenda pública e mediática passou a estar preenchida com este tema, importa fornecer elementos práticos sobre o que se pode fazer quando se é alvo de assédio sexual.

Aqui pretende-se responder a duas questões fundamentais: como saber que se está a ser alvo de assédio sexual no local de trabalho? O que fazer se tiver sido ou estiver a ser alvo de assédio sexual?

Leia todo o artigona Máxima.

No país emerso

Justiça para José e Nívia Estevam

A resposta das responsáveis escola é chocante. No momento em que soube que o seu filho sofrera uma amputação das pontas dos dedos da mão, esta mãe foi forçado a ler a seguinte justificação: “O sangue foi limpo para os outros meninos não andarem a pisar nem ficarem impressionados, e não foi tanto sangue assim".

Os portugueses que não voltaram

Com a fuga de Angola, há 50 anos, muitos portugueses voltaram para cá. Mas também houve quem preferisse começar uma nova vida noutros países, do Canadá à Austrália. E ainda: conversa com o chef José Avillez; reportagem numa fábrica de oxigénio.